FORMAÇÃO CONTINUADA, SUPORTE PARA APRENDIZAGEM DO ALUNO
Elisandra Oliveira A. Monteiro
Lúcia Helena Campos de Sousa
Nilza Helena Maluf
Vivian Soares F. Laguardia
Estamos em constante formação por estarmos em contato com uma sociedade dinâmica em que as tecnologias aceleram o desenvolvimento intelectual, nos envolvendo em situações que exigem novos conhecimentos. A educação vem de encontro a uma era onde os acontecimentos estão sofrendo transformações em ritmo acelerado. Nesta nova era é necessário se ter uma visão geral do todo e ao mesmo tempo enxergar as individualidades, apropriando das diferentes formas de visão para o desenvolvimento humano.
A aprendizagem se desenvolve no ser humano a partir de suas relações com o meio e seus estímulos, a busca do conhecimento se dá a partir da necessidade da interação de suas particularidades com o todo. Diante disso o trabalho coletivo passa de desejo a necessidade.
A formação de professores ainda segue modelos que não atendem as necessidades atuais e a concepção de uma escola construtivista, em que o aluno é protagonista de seu conhecimento. Mediante essa formação torna-se indispensável a formação continuada, que precisa ser vista como um momento único e necessário para refletir sobre sua prática, sendo percebida com um avanço em seu desenvolvimento profissional docente.
Assim, a formação continuada dará suporte a seus pares dentro de uma perspectiva de reflexão, ação e transformação, inovando a prática pedagógica desenvolvendo um coletivo escolar pensante que implicará não só na formação do professor mas também na aprendizagem do aluno.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEscrever é eternizar momentos
ResponderExcluirParabéns pelo texto, um verdadeiro artigo cientifico.
ResponderExcluir(Desculpe, fui comentar um pensamento de Paulo Coelho e me esqueci do final por isso exclui o anterior.)
Lúcia
ResponderExcluirParabéns pela inovação na sua forma de registrar seus encontros.
Quanto você é criativa! A cada dia te admiro mais pelo seu esforço, simplicidade, humildade e competência.
“Aprender não é um ato findo. Aprender é um exercício constante de renovação...” (Paulo Freire)
Um abraço... continue assim!!
Obrigada, sinto falta de tudo isso.
Excluir